terça-feira, 22 de maio de 2007

NOTÍCIAS DO MUSEU


O Museu Mineiro mantém um acervo que conta parte da história da arte mineira. Obras do período Barroco marcaram uma época em que a poesia dos mestres da pintura e da escultura era representada em diversas formas e suportes. Entre pinturas palietais e esculturas do inicio do século XVII realizadas em pedra sabão, o visitante tem a possibilidade de conhecer um acervo rico em detalhes que vão de um simples par de olhos de vidro à até composições com metais preciosos como folhas de ouro e prata.
A valorização do patrimônio histórico e cultural desperta o interesse de várias empresas para a preservação e manutenção do acervo do museu. Inaugurado em 10/05/1982 o Museu Mineiro passa por um período de reforma em que a valorização de seu espaço e de seu acervo é o principal objetivo.

Notícia Curiosa
Dividindo espaço com obras como o São Miguel Arcanjo, obra atribuída ao mestre Ataíde , um dos maiores representantes da pintura da fase colonial mineira, encontramos uma obra com uma história curiosa. Não se sabe ao certo quando ela foi fazer parte do acervo do museu mas devido a uma série de curiosidades ela se tornou uma das principais atrações do acervo. Como todo bom mineiro é desconfiado até da própria sombra, isso não seria diferente com nossos governadores. Uma tela do artista Belmiro de Abreu, datada no 1897 chama a atenção por sua beleza e cativa os visitantes devido a sua história. A tela leva o nome de “A MÀ NOTÌCIA” e durante muitos anos fez parte do acervo de obras do Palácio da Liberdade, sede do governo do Estado. De acordo com Teresa Dias, restauradora do Museu Mineiro, a tela não era bem vista pelos governadores do Estado que acreditavam que devido ao seu nome ela traria má sorte. A tela mostra a imagem de uma jovem se decompondo em lágrimas após receber uma carta com uma tarja preta nas bordas o que de acordo com Teresa representaria uma mensagem de luto.


Vander L R Martins
VOLTAR PARA O BALAIO

Nenhum comentário: